Dia da Toalha e do Orgulho Nerd: Entenda os motivos desta celebração Mundial | Editorial

No dia 25 de maio, nós, Nerds/Geeks, comemoramos o Dia da Toalha e o Dia do Orgulho Nerd, mas por que razões o fazemos e porque justamente este dia foi escolhido para celebrarmos essa data? Nós do SiriNerd tentaremos responder para vocês.

Um dos principais motivos de celebrarmos este dia nasceu de uma homenagem a Douglas Adams autor da “trilogia de cinco livros” O Guia do Mochileiro das Galáxias. Até quem nunca ouviu falar dos livros, pode ter ciência de que neles há muito humor… a começar pela ideia de chamar de “trilogia de cinco livros”. Essa trilogia fez um grande sucesso entre nerds e no ano 1981 teve sua primeira adaptação para as telonas, mas talvez vocês prefiram ver o mais recente que foi lançado em 2005, com o título homônimo, com Martin Freeman (O Hobbit) interpretando o personagem principal, o terráqueo Arthur Dent. Reparem no trailer do filme:

Com o falecimento de Douglas Adams ocorrendo em 11 de maio de 2001, os fãs do autor buscaram uma forma original para homenageá-lo, e de uma forma irreverente, mas com bastante respeito, escolheram um objeto que tem muita importância para um qualquer Mochileiro das Galáxias que se preze, que é a TOALHA, esse item tem tantas utilidades que o autor usou uma página inteira do livro para descrevê-la, veja algumas delas:

Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você -estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.

Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.

O dia 25 de maio de 2001 (14 dias após a morte de Adams) foi, então, o dia em que foi feita a primeira homenagem ao autor pelos membros do h2g2, comunidade virtual criada em abril de 1999, com o intuito de “construir um manual para a vida, o universo e tudo mais”. Posteriormente até discutiu-se sobre a possibilidade de alterar o dia para 42 dias após a data de falecimento, por ser a resposta para questão fundamental da vida, o universo e tudo mais. Mas não deu certo e acabou continuando a data da primeira comemoração, 25 de maio. A data é lembrada pelos fãs que carregam uma toalha durante o dia inteiro com eles. Como uma capa, como um turbante, enfim cada um usa a toalha como desejar.

No entanto, foi em 2006 que este dia foi celebrado pela primeira vez em grande estilo, na Espanha e na internet, chamando a atenção da mídia de todo o mundo. A celebração foi organizada por um blogueiro chamado “señor Buebo”.

A maior concentração de Nerds ocorreu em Madri, onde cerca de 300 nerds demonstraram seu orgulho, alguns até fantasiados. O dia coincidiu com o Dia da Toalha, mas a princípio foi escolhido pelos espanhóis em homenagem ao dia da première do primeiro filme da saga Star Wars, que foi o Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977.

Mas há ainda uma terceira referência, pois o “Glorioso dia 25 de Maio” é citado em Discworld, série de livros de ficção científica cult criada pelo inglês Terry Pratchett, que satirizava obras de J.R.R. Tolkien (Senhor dos Anéis), C.S. Lewis (Crónicas de Nárnia), jogos de RPG…

Hoje em dia, logicamente, você não precisa ser fã um grande fã de Star Wars, ou ter lido os livros do Adams pra se considerar nerd e comemorar esse dia tão importante. Creio até que os nerds que já tenham lido o Guia do Mochileiro das Galáxias, hoje em dia, sejam minoria. Mas é importante sabermos a origem dessa comemoração e um pouco sobre esse autor que com muita inteligência e toda sua irreverência nos presenteou com essa, que deve ser a única “trilogia de cinco livros” que deve existir no mundo inteiro!

É isso, Sirizada! Orgulhem-se dos nerds que são! No dia 25 de maio, vistam suas camisas legais, estampadas com seus heróis, filmes, séries, ou o que vocês quiserem e mesmo que não tenham lido os livros de Douglas Adams, “Não Entrem em Pânico” e usem suas toalhas!

E aqui em Pernambuco, teremos um final de semana inteiro para comemorarmos essa data. Entre os dias 24 e 26 de Maio, no Shopping Paulista North Way poderemos viver “A Sétima Edição do Dia da Toalha e do Orgulho Nerd” com produção da Cidadão Kelmer Produções e Power- Kon Recife [Saiba Mais], e a sua presença é super-importante.

O que você achou desse Editorial? Espero que tenham gostado! Comenta aí, pra gente saber!

 

Curta a nossa página no Facebook!!!

Siga-nos no Instagram e no Twitter !!!

E continue acessando o nosso Site.

 

4 Replies to “Dia da Toalha e do Orgulho Nerd: Entenda os motivos desta celebração Mundial | Editorial”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top