Com seu cinema burocrático depois que entrou no radar definitivo do cinema hollywoodiano, Steven Soderbergh acabou sendo engolido pelo monstro da expectativa que tanto fez diante de sua persona. E com isso seus filmes acabam se tornando mais objetos de obsessão de uma narrativa que se implode dentro de si mesma que uma questão de entretenimento.

Nem Um Passo Em Falso (nova aventura cinematográfica do diretor que por um tempo quis ser chamado de “ex cineasta”) acaba conversando bem com seus irmãos. A burocracia de Soderbergh é o fio condutor principal da trama. Estamos a todo momento sendo pressionados a refletir os caminhos que os personagens estão seguindo e até onde isso vai levá-los – e indiretamente também levar a nós, os telespectadores.

O cinema cheio de personagens principais é algo que o diretor americano trabalha desde que chegou com o cultuado “Sexo, Mentiras e Videotape“. E esse complexo de “Quero ser Robert Altman” atingiu seu ápice ganhando a tão cobiçada estatueta de Melhor Diretor pelo irregular Traffic.

Aqui na trama de máfia, ambientada nos anos 50, a quantidade de personagens é o maior empecilho para o público conseguir ter algum envolvimento verdadeiro com o que está sendo posto em tela. A falta desenvolvimento ou a volta tardia para tentar dar um desfecho a algumas subtramas torna a experiência de assistir esse longo enfadonho para um longa que nem chega aos 120 minutos de duração.

Estamos tão cansados do arrastar da narrativa que quando chegamos ao epílogo – pelos excessos de vias burocráticas no qual Soderbergh teima em nos levar – temos na nossa frente uma conclusão que se considera um roteiro tão “inteligente” que na verdade é um embolado de plot-twist carpado que constrange.

Queria entender o que fez Soderbergh se tornar esse diretor preso em si mesmo e abraçado em uma prepotência que curiosamente fica visível na tela de tudo que ele anda fazendo ultimamente.

Mas minha maior curiosidade mesmo é o que levou a essa escolha de lentes para as filmagens: um horror!

 

Classificação:

O longa ‘Nem Um Passo Em Falso’ encontra-se disponível na HBO max.