Share

Carro Rei (2021) | Crítica

Pensar em cinema como uma eterna obsessão por imagens em movimentos que carregam dentro de si diversos e mais inusitados significados não é algo tão distante da realidade. Se pararmos para pensar o que realmente fica são um aglomerado de percepções que dificilmente conseguiremos deixar da mesma forma na qual encontramos na tela quando tentarmos reproduzir ou relatar.

Analisar “Carro Rei”, da Aroma Filmes, é ao mesmo tempo um exercício de confronto como de resistência. Por se tratar de um filme feito por uma diretora que veio originalmente ao cinema como diretora de arte, vemos muito que as imagens (e os simbolismos que elas carregam e podem carregar) são o foco de Renata Pinheiro. Por ser artista plástica, as imagens estão no foco aqui.

E não tem nenhum problema em fazer um filme “artificial”, mas é exatamente por não querer ser taxado disso que o filme se encontra em constante conflito. Suas imagens parecem não querer contar nada, mas a linha narrativa que tece o roteiro cogitam contar tudo ao mesmo tempo.

Essa resistência da imagem com as palavras (falemos assim do texto) nos fazem ficar a todo momento se distanciando da imersão do filme. Quando nos deslumbramos com o que vemos ficamos distantes do que estamos absorvendo, e infelizmente é assim durante todo o filme.

Pinheiro já tinha mostrado que seu foco cinematográfico era principalmente com as imagens quando lançou Amor, Plástico e Barulho, mas por ser um filme que tinha como foco a música esses excessos imagéticos conseguiam encontrar uma fusão no que estava sendo ouvido.

Em “Carro Rei” não existe convencimento que resolva, e os discursos políticos que transbordam na tela não parecem seduzir como deveriam. E o que nos resta é um verdadeiro acúmulo de imagens que não dizem nada que poderiam dizer. Uma pena, o design da frota de carros futuristas é tão cafona que chega a ser legal.

 

Classificação:

Leia também, outras críticas nossas:

O longa nacional é estrelado por Matheus Nachtergaele, Okado do Canal Jules Elting. Dirigido por Renata Pinheiro, a partir do roteiro dela mesma e Sérgio Oliveira, o filme “Carro Rei” chegará, exclusivamente, nos cinemas hoje (30).

You may also like...

Twittar
Compartilhar
Compartilhar