ALÉM DA LENDA/Viu Filmes - Reprodução

A partir de uma série de televisão querida pelo público infantil, ALÉM DA LENDA – O FILME traz, com uma linguagem lúdica e muito lirismo, e um colorido e encher os olhos, personagens e histórias do folclore brasileiro para o público infantil. O filme expande o universo do televisivo lançado em 2018, e que conta com 13 episódios, exibidos na TV Brasil e na Globo NE – Pernambuco, entre outras. No time de dubladores, o longa conta com vozes de Gabriel Leone, Hugo Bonemer e muito mais.

De forma acessível e divertida, o filme conscientiza as crianças da importância das lendas nacionais. A trama envolve um livro sagrado, que reúne todas as histórias do folclore nacional, e fica escondido numa montanha. Ele só é revelado, uma vez por ano, no dia do Saci, 31 de outubro. Porém, um trio que simboliza o Halloween vêm para o Brasil nessa data, e, recebidas como celebridades, pretendem roubar o livro e dominar as nossas lendas.

ALÉM DA LENDA – O FILME, com direção de Marília Mafé e Marcos França, amplia as histórias e personagens do desenho da televisão, que também está presentes em diversos formatos e plataformas, como em 9 livros, redes sociais, podcast entre outras coisas. Ulisses Brandão, Produtor Executivo e Roteirista da série e do filme, explica que também queria levar o folclore brasileiro para o cinema. Um dos destaques do filme é o Saci, que é apresentado agora.

A responsabilidade aumenta muito quando você começa a trabalhar com um personagem tão caro e conhecido do público brasileiro quanto o Saci, por exemplo. Revisitamos algumas lendas mais antigas como a Cuca e o Curupira, o que nos levou a reforçar a pesquisa sobre o tema. Mas é importante frisar que todas as lendas que apresentamos tem um molho que traz o nosso tempero. Não conseguimos contar histórias que não fossem verdadeiras para gente“, explica.

O longa traz uma combinação peculiar que fala direto ao seu público: lendas brasileiras e tecnologia. “A forma como encontramos para nos comunicar com as crianças de hoje foi incorporar à narrativa objetos modernos, como drones, e uma dinâmica ágil, de forma a deixar o nosso público sempre atento.”

Duas coisas, conforme explica Brandão, são fundamentais para estabelecer um diálogo com o público infantil. Uma delas é o humor, e a outra é trazer os personagens para um cotidiano contemporâneo com o qual as crianças possam se identificar.

“Não construímos heróis e vilões, mas personagens com defeitos e virtudes, como todos nós. Com o filme, que é voltado para um público família, tivemos sempre a preocupação de tornar a obra atraente também para os pais, até porque eles conhecem bem os personagens. Então a forma como a narrativa se desenvolve e, principalmente como as piadas acontecem, é de forma a divertir os dois, pais e filhos.”

Primeira animação produzida em Pernambuco, ALÉM DA LENDA – O FILME é resultado do trabalho de quarenta profissionais. “Mas acredito que representamos muito mais gente. Representamos uma trajetória de bons contadores de história que temos aqui no estado. O cinema pernambucano é um orgulho para todos nós, não só pelos prêmios, mas especialmente por representar tão bem momentos e aspectos da nossa sociedade. Temos uma alegria enorme em levar esse legado para frente.”

Além dos dubladores e dubladoras do programa da televisão – como Marcello Trigo, Bruna Cortez, Robson Ugo, Írina França, Jr Black e Pablo Ferreira –, o filme amplia esse elenco com a participação de Gabriel Leone, Hugo Bonemer, Anderson Macário, Gabriela Melo, Alex Lima e Mônica Feijó. Outra novidade, fora o longa ALÉM DA LENDA – O FILME, que é um projeto multiplataforma, é o lançamento de um game inspirado nele.

“O jogo está sendo produzido por uma empresa pernambucana, a Manifesto. No game, o jogador vai poder adentrar numa aventura inédita com os principais personagens do filme. É uma experiência complementar ao de assistir ao longa-metragem.”

Brandão explica que é um desafio trabalhar com histórias e personagens tão importantes e amados da cultura nacional, mas a série e o filme criaram sua própria imagem das nossas lendas.

“Não hesitamos em propor um novo olhar, com muito respeito, agora um pouco mais moderno e irreverente. Acreditamos também na importância de apresentar esses personagens às novas gerações. Queremos que as crianças brasileiras saibam que o Saci e o Boto, por exemplo, podem ser tão legais quanto o Homem-Aranha e o Batman.”

Veja também:

Com distribuição da Boulevard Filmes, ALÉM DA LENDA – O FILME estreia nos cinemas de todo país em 4 de agosto.

By Amauri Alves

Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante (...) Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo

One thought on “Inspirado no folclore brasileiro, ‘ALÉM DA LENDA’ ganha trailer oficial. Assista!”

Comments are closed.