
SiriNerd – Giu, se apresente para o nosso leitor;
Oi, eu sou o Giu, ou Giuzão Chagas, tenho 38 anos e um dos fundadores e criadores do Tokusatsu.com.br. Estou nesta vida aí há 20 anos tentando criar conteúdo e um modo de entreter os fãs de tokusatsu no Brasil, tentando dar e retribuir tudo aquilo que o tokusatsu já fez para mim e para minha vida. Gosto muito desse tipo de programa, de produção e eu acho que é isso que eu posso falar sobre mim. Também sou podcaster já há alguns anos e apaixonado por esse tipo de mídia.
SiriNerd – Como surgiu a idéia do site Tokusatsu.co.br e do grande Tokucast;
O Tokustsu.com.br praticamente nasceu em 2003, se chamava fórum Tokusen e já existia desde 2000 ou 2001, não me recordo agora, e a Benikiba, que era dona do fórum resolveu fechar e naquele período eu estava empolgadaço pelo Anime Friends 2003 devido a tudo que tinha acontecido no evento com o show do Hironobu Kageyama e do Akira Kushida e também a presença o Hiroshi Watari. Eu resolvi pedir para continuar com o fórum para o mesmo não fechar e ela aceitou. Convidei mais alguns amigos para fazer comigo e alguns meses depois o nome mudou para Toku Sekai. No mesmo período parte dos meus amigos fundaram o Toku Brasil, na qual também participei da fundação e fui um dos primeiros moderadores. Eu era administrador e moderador em 2 dos maiores fóruns da época.
Pô, mas se eu vou fazer sobre James Bond, não tem lógica eu não fazer sobre tokusatsu.
Em 2005 viramos Tokusatsu.com.br em uma parceria com antigo dono do Anime Friends e em 2007 o Toku Brasil e o Tokusatsu.com.br se fundiram porque éramos a mesma turma e eu estava nos dois grupos, o que facilitou. Também em 2007, ouvi um podcast chamado Nerdcast (da galera do Jovem Nerd, que eu acompanhava há anos e inclusive foi o Alexandre Ottoni pessoalmente em um evento em SP que me ensinou como fazer um podcast) sobre James Bond e achei uma mer…, realmente achei muito ruim. Perto da qualidade deles, achei muito fraco e nesta época eu também participava de uma comunidade sobre 007 e eu fiquei: “cara, preciso fazer um podcast decente sobre James Bond, mas se farei sobre James Bond, não tem lógica eu não fazer sobre tokusatsu também”. Então naquele dia eu criei o Tokucast e o Bondcast junto da finada Comunidade 007 Brasil.
Eu sou apaixonado pela mídia, eu ouvia outros podcasts e eu ouvia o Centro de Comando (podcast do Mega Power Brasil), do Henshin Rio, Senpuucast… nunca deixei de ouvir podcast sobre tokusatsu.
Eu fui um dos apresentadores do Tokucast durante a primeira fase que durou até 2013 ou 2014, além de fazer artes, editar e produzir com meu finado compadre Ricardols, que também foi um dos criadores do grupo. Em 2020 no começo da pandemia, o Tokusatsu.com.br estava muito parado. Praticamente só fazíamos eventos e resolvemos voltar a fazer nosso podcast para dar uma entretida na galera. A opção por esta mídia se dá ao fato de eu ser um grande entusiasta de posdcasts há uns 17 anos. Na época os podcasts sobre tokusatsu que escutava (e ainda escuto) eram o Centro de Comando (podcast do Mega Power Brasil), Henshin Rio, Senpuucast e qualquer outro que falava ou convidava alguém para falar sobre tokusatsu. Além disto, o Raphael do Mega Power, o Tokudoc, Bone da Resistencia Tokusatsu sempre nos incentivaram a voltar a fazer algo.E aí mais de 150 episódios depois eu acho que nós somos um “dos” se não “o podcast” de tokusatsu mais ouvido do Brasil e isso me deixa muito contente. Eu não falo isso como uma competição ou para esnobar ou nos gabar de algo, mas é muito gratificante para um grupo que tem 20 anos que já trabalhou muito pelos fãs (seja no apoio trazendo celebridades como Tetsuo Kurata ou já sendo responsável por um dos maiores fóruns de discussão sobre tokusatsu do Brasil e do mundo).
Também chegamos a ter um programa ao vivo na finada ALLTV, antes do YouTube estourar. Durante o período que começamos a parar e reduzir o que fazíamos, o Youtube e o Facebook ganhou muita popularidade e fomos realmente parando. Primeiro o podcast, depois a rádio, o fórum, etc.
A escolha do podcast para ser o ponto de retorno é até obvia, visto que hoje é uma mídia importante, a própria Globo, Bandeirantes e tantas rádios investem em podcast. Para nós é muito importante e muito gostoso fazer esse programa de áudio, dividir nossas opiniões como fãs, trazer informação sem obrigações. Afinal somos fãs e não especialistas, não esperamos sermos vistos assim.
É um trabalho satisfatório porque nós que fazemos sem fins lucrativos praticamente, mesmo ainda gerando algum tipo de renda para algumas coisas, tudo que entra nós usamos para bancar o próprio custo do programa. Quando se fala em podcast, você tem que caprichar cada vez mais. Para nós é muito importante também saber que após 20 anos ainda agregamos valor ao fandom.
Queria aproveitar e deixar uma mensagem sobre nossa relação com fandom e para quem quer começar a criar conteúdo. Nós nunca cobramos “pedágios” de ninguém quando nós éramos um grupo em grande evidência e achamos que ninguém tem que fazer isso com outras, mas infelizmente o fandom de tokusatsu têm algumas pessoas que se acham “donas” do gênero no Brasil e querem impedir que quem pensa diferente ou quem não os “venera” cresçam. Aproveito este espaço para pedir desculpas para quem nos viu desta forma e para os grupos e pessoas que tivemos desencontros e problemas no passado, muitos deles são fãs de verdade como nós que fazem muito, mas muito mesmo por este fandom no brasil.
Se você curte fazer algo sobre alguma coisa, vai e faz. A única coisa que eu acho importante é não confundir algumas coisas… todos têm o direito de ter opinião e todos têm direito de criticar ou não a opinião alheia porque é assim que a humanidade funciona, assim como uma democracia funciona. Então se você faz algo público, tem que estar preparado, pois não existe unanimidade. Nunca seja aquilo que você mesmo combate ou critique.

SiriNerd – Quais tokusatsu e animes que mais gosta;
Meu gosto, assim como de todos eu acho, tem períodos e vive em transformação com idas e vindas. Eu já fui muito “mancheteiro”, como a gente brinca aqui no Brasil, e ao mesmo tempo curto muito acompanhar coisa nova. Hoje eu estou numa fase muito Showa, em tudo. Eu gosto muito de coisas mais antigas… gosto muito de séries entre os anos 60 e o começo dos anos 80. É um período bem legal para mim, não apenas para tokusatsu. O meu tokusatsu preferido atualmente eu acho que é uma franquia, a franquia Kamen Rider.
Eu gosto muito de tudo que envolve o nome Shotaro Ishinomori e tudo que se passou durante os períodos de criação dos personagens dele. Eu gosto muito da franquia Garo também, sou libriano, não me faz ficar escolhendo que meu cérebro “trava” hahaha.
- Abaixo temos a participação de Walmick Martins no Tokucast 133, comandado por Giuzão, falando sobre um dos filmes de Garo (A besta da noite branca)
Já nos animes o meu favorito é Cavaleiros do Zodíaco. Eu gosto muito de Dragon Ball, Naruto, One Piece, tem muitos animes aí que eu curti muito assistir, mas eu acho que o meu favorito será sempre Cavaleiros do Zodíaco, mas se eu tirar o esse fator nostalgia talvez o meu anime preferido seja Fuuto Pi (Kamen Rider W) hehehe.
SiriNerd – Como é conciliar a “vida aduta” com a administração do Tokucast;
É muito difícil conciliar a vida adulta com qualquer coisa que você faça, que não gere renda e que não haja interação com familiares e amigos. Para mim é um pouco tranquilo nesse sentido porque as pessoas que fazem comigo o Tokucast são minhas amigas pessoais, inclusive meu irmão, o Kuroda, ou Daniel Verna. Então acaba sendo bom porque mantenho essa interação e apesar de ser um hobby e uma obrigação, acaba sendo algo muito gostoso e satisfatório.

Minha esposa eu conheci graças ao tokusatsu, apesar disso ela não acompanha mais nada, já meu filho de 9 anos gosta bastante então isso também ajuda, mas não podemos esquecer que criar conteúdo não é apenas assistir e contar o que viu, mas sim uma experiencia um pouco mais ampla que toma tempo.
Talvez para quem só participa esporadicamente sim, mas para quem cria o conteúdo acaba sendo um pouco diferente. Como apresentador e dono do podcast eu também quero agregar informação e não ser apenas uma “escada” ou “orelha”. Acho importante também mesmo sendo um programa de opiniões, termos informações coerentes, então pesquisamos muito dentro de nossas possibilidades. Outro ponto que ajuda muito é que família acha importante que todos tenham uma “válvula de escape” no dia a dia, algo que nos dê prazer em fazer e está imersão no assunto “da vez” acaba sendo esta fugida dos problemas da vida.
SiriNerd – Nos conte sobre as participações em eventos. Qual o astro de tokusatsu que mais lhe deu frio na espinha de conhecer;
Desde o primeiro Anime Friends já estávamos presentes com a sala Tokusen. Em 2004 não teve espaço para grupos de fãs e começamos a participar de mais eventos em SP e RJ com salas de exibição.
Nossa intenção, no começo, era ser um grande “cinema” sobre tokusatsu, e hoje nossa intensão é ser um grande “Point” para os fãs de tokusatsu. Creio que fazemos bem, se não ainda não seriamos convidados para tantos, em especial o Anime Friends. Evento que já trabalhamos também diretamente na coordenação durante alguns anos.
Desde o primeiro Anime Friends já estávamos presentes com a sala Tokusen. Em 2004 não teve espaço para grupos de fãs e começamos a participar de mais eventos em SP e RJ com salas de exibição.
Nossa intenção, no começo, era ser um grande “cinema” sobre tokusatsu, e hoje nossa intensão é ser um grande “Point” para os fãs de tokusatsu. Creio que fazemos bem, se não ainda não seriamos convidados para tantos, em especial o Anime Friends. Evento que já trabalhamos também diretamente na coordenação durante alguns anos.
Voltando a Comic Con, foi quando eu conheci o Kenji Ohba, uma lenda viva. Ele tem uma aura diferente, segurar a mão do Kenji Ohba foi algo surreal sabe, uma coisa eu não sei explicar…
Sobre os artistas uma coisa que sempre gostei foi ter proximidade com eles na época que participávamos da organização do Anime Friends. A Além de apoiar no processo de escolha e fazer inclusive, por muitos eventos, o espaço de autógrafo dos artistas relacionados a tokusatsu. Também tivemos oportunidade de comer, beber, passear juntos de alguns deles. Um dos artistas que vieram para o Brasil e vieram graças ao nosso apoio foi Tetsuo Kurata que veio direto para o Brasil através de uma loja que patrocinava o nosso fórum chamada Jungle. Eles resolveram trazer alguém para o Brasil para poder divulgar a marca e isto viabilizou a vinda do Tetsuo Kurata. Foram muitos passeios bacanas como churrascaria entre outros “rolês’. Outro artista que marcou foi Takayuki Miyauchi, que chegou a chorar em um show que ele fez aqui no Brasil, porque ele conta uma história de que no Japão, não sei se foi o empresário dele, disse que a carreira dele estava no fim, e quando chega aqui e vê um “mar” de pessoas cantando com ele a emoção foi grande. Apesar de de tudo isso o meu momento mais especial acabou não sendo em um evento que eu não trabalhei, na Comic Con Experiense. Mesmo depois de conhecer e bater papo com Tetsuo Kurata, Hironobu Kageyama, Takumi Tsutsui, que inclusive ele é nosso parceirão, ele esteve no nosso único evento em 2018 onde fizemos um encontro com Jiraya numa Hamburgueria em SP. Voltando a Comic Con, foi quando eu conheci o Kenji Ohba, uma lenda viva. Ele tem uma aura diferente, segurar a mão do Kenji Ohba foi algo surreal sabe, uma coisa eu não sei explicar…

Existe, na minha opinião, mas de um tipo de fã de tokusatsu. O que curte e vivencia o tipo de programa com um todo e o que tem o lado mais puxado para nostalgia do que passou aqui. E cada um deles com toda certeza têm um ator ou atriz que enxerga como uma lenda, assim como vejo o Kenji Ohba.
SiriNerd – Como é a interação com os outros integrantes do Tokucast. Alguma estória engraçada para compartilhar;
A interação é maravilhosa, às vezes nos estranhamos, brigamos, mas na maioria das vezes estamos rindo e nos entretendo juntos. Somos muito unidos.
Falando de cada um, começo com o Danny, que foi uma das melhores coisas que já aconteceram na minha vida neste fandom, porque nós nos conhecíamos há muito tempo e desde que ele entrou no grupo se tornou um dos nossos “motorzinhos” com seu ânimo e de vontade de criar conteúdo. O Danny gosta muito de tokusatsu, ele faz cosplay, ele se diverte, principalmente com o Maguila. O Maguila é o brincalhão do time, tenta sempre deixar todos felizes, com ele não tem tempo ruim.
O Senna é uma das pessoas mais inteligentes que eu conheço, entende de tudo, é autodidata e toda piada dele é extremamente inteligente, algumas vezes é tão inteligente que ele precisa nos explicar hahhaha. Senna é fantástico.
Já o Volney é um show à parte. Eu costumo ver no Danny como o nosso coração, Senna é o cérebro e o Volney é a nossa força. É um cara que faz de tudo e trabalha com tudo, o que der na mão dele ele consegue resolver.
O Makino é o nosso membro mais caladão, mas é aquele cara que se você precisar, ele vai estar lá com você para tudo e se precisar chega na “voadora.
Quando se fala em emoção, este é o Jim, ele parece ser bravo, mas tem o maior coração da equipe. E é qualquer coisa que precisar assistir, se você pedir para ele, em alguns segundos já está com você. Um dos meus grandes amigos que o tokusatsu me deu.
Temos o Gago, nosso Vô, não é tão mais velho do que a gente, mas é nosso “véio”. Teve uma época que só estava eu e o Gago fazendo as coisas e eu olhei para ele e ele olhou para mim… naquele dia eu tive a certeza que seria o último ano do Tokusatsu.com.br. No ano seguinte retomamos o Tokucast. O Gago é a seriedade que todo grupo de amigos precisa, ele é o cara que deixa nossos pés no chão.
A Bete é a nossa caçula e foi uma salvação para nós quando entrou no grupo. Bem humorada, extremamente inteligente e entende muito sobre a cultura japonesa. Não agrega só conhecimento, mas muita credibilidade e qualidade, trouxe um balanceamento para nós. Acho que ela não faz ideia o quanto é importante para o grupo, mas saberá se ler aqui.
E por fim o Kuroda, meu irmão. Se o Kuroda não estivesse comigo, não sei se eu manteria tanta coisa ainda. Não é tão fácil de manter um grupo grande que fala de tokusatsu para um fandom tão complexo em que algumas pessoas gostam de ser dona da opinião alheia, que querem fiscalizar ou não deixar que ninguém fale diferente do que a falam. Então o Kuroda acaba sendo a minha bússola e meu porto seguro aqui sabe, dentro do grupo. Além de ser nosso show man.
Pera aí que têm Naressi também, acho que é importante falar dele. O Naressi é fantástico, para mim é a pessoa que mais entende de tokusatsu do Brasil depois do Ricardo Cruz. Sabe falar de tudo e realmente é um entendedor no assunto. Ainda bem que está com a gente. É uma pessoa que merece muito a atenção dos fãs porque ele faz um trabalho de extrema qualidade sem ficar “choramingando” baixa audiência ou que existem pessoas que não gostam dele. Acho que todo mundo tem que acompanhar o trabalho do Naressi.
SiriNerd – Quais as novidades do Tokucast para 2023;
Em 2023 talvez lançaremos um novo logo. Seremos os grandes homenageados no segundo Super Action Toku Br, evento promovido pela Taverna do Sovika e o Somos Tokufans. Só gratidão a eles e ficamos muito felizes com esta parceria e amizade.
Eu acho que talvez nós sejamos o grupo mais antigo em atividade quando o assunto é tokusatsu, mas é difícil afirmar isso. O que importa é que o queremos agregar e ter como retorno aquilo que nos motivou a continuar nestes 20 anos: a amizade.
Queremos fazer um negócio bem legal no Anime Friends deste ano e também e teremos uma parceria boa vindo que talvez gere algumas coisas bacanas, principalmente para quem participa do nosso apoio coletivo chamado: Padrinhos do Tokucast.
O tokusatsu é muito mais amplo… é um tipo de programa que inspira amor, confiança, amizade e traz aquela velha magia que toda criança tem e que os adultos às vezes esquecem… é de você se tornar um super-herói e alguém que salva a vida das pessoas e isso é fantástico né… sem cobrar nada em troca.
SiriNerd – Como encontramos o Tokucast e suas redes sociais, Se despeça de nossos leitores
Quem quiser ouvir o Tokucast é só acessar o Tokusatsu.com.br, que é nosso site ou hotside que é o Tokucast.com.br. Você também pode pesquisar em qualquer agregador de áudio, principalmente no Spotify onde acho que está 90% dos nossos ouvintes hoje, e também no Youtube.
E eu convido vocês que estão lendo esta entrevista a nos conhecer. Espero que se interessem em ouvir um podcast que fala sobre tokusatsu sem obrigar você a gostar ou a concordar. Um programa de áudio onde as pessoas dão a sua própria opinião, mas ao mesmo tempo trazem informação. As opiniões nem sempre são iguais as nossas, e isto é o que faz a discussão ficar legal. O legal de viver em democracia é isto, conviver com pessoas que pensam diferente, interagindo e conversando sobre estas opiniões. Então se você quiser ouvir nosso podcast, interagir conosco e nos ajudar a divulgar o tokusatsu da melhor forma, dá o “play” aí no Tokucast e compartilhe.
O gênero conhecido como tokusatsu é mais do que uma série estilo Jaspion, Power Rangers ou coisas que passavam aqui nos anos 80 e 90. O tokusatsu é muito mais amplo, é um tipo de programa que inspira amor, confiança, amizade e traz aquela velha magia que toda criança tem e que os adultos às vezes esquecem. A magia de você se tornar um super-herói e alguém que salva a vida das pessoas de várias formas. E o mais legal disto é o desejo de fazer sem cobrar nada em troca.
Não sou bom com entrevistas, é bem difícil eu dar entrevistas, pois não sei como falar e me posicionar bem sobre alguns temas. Até mesmo apresentar o Tokucast, eu acho que tem pessoas apresentam podcast bem melhor do que eu, mas faço questão de manter o Tokucast e espero que meu desempenho e o trabalho do meu grui esteja agradando quem nos ouve e que este papo tenha gerado vontade de correr em nosso site e nos ouvir.
Muito obrigado, um grande abraço e fiquem com Edin.
Obrigado ao SiriNerd pela oportunidade desse papo.
SiriNerd – Aproveitamos para agradecer ao Giu por esse papo fantástico em um ano bem simbólico para o Tokucast, pela disponibilidade e pelo apoio ao Portal SiriNerd. Vida longa e próspera!!!
Não perca, o próximo De Frente Com o Siri. Nessa mesma Siri Hora, nesse mesmo Siri Portal. Adeeeeeeeeeeeuuuuuuuussssssssss!! (quem escuta Tokucast, vai entender a referência, rsrsrsrsr)