Share

Arlequina- 4ª Temporada (2023) | Crítica

Primeiramente, é inegável a popularidade que a personagem Arlequina atingiu ao longo do tempo, mesmo não sendo uma personagem que não nasceu nos quadrinhos. Chegou ao fim a quarta temporada da série animada Arlequina, que surpreendeu com o seu humor ácido e sua violência gráfica. Entretanto, como grandes sucessos por aí, a série já começa a demonstrar uma queda severa de qualidade nessa nova temporada.

Para começo de conversa, a trama dessa temporada lida com a Arlequina fazendo parte da Batfamília e se tornando uma heroína, lutando contra o crime. Em outro lado, Hera Venenosa, tem planos para se consolidar como uma grande vilã e assumindo a liderança do grupo “Legião do Mal”. Porém, ela vai enfrentar a resistência de outros vilões, incluindo Lex Luthor. Em suma, a temporada trata desses interesses conflitante de ambas.

Em primeiro lugar, a terceira temporada já demonstrou um declínio significativo em relação às duas temporadas anteriores. Comparado com ela, a quarte temporada segue esse padrão, só que com uma maior intensidade, pois não existe mais aquele senso subversivo que a série carregava, agora ela estacionou em uma zona de conforto, onde não tem mais a mesma graça e nem o mesmo impacto que tinha, tirando aquela pitada singular que tinha.

Por mais que a premissa de alguns episódios sejam bem interessantes e que poderiam render mais, a série aposta nas mesmas piadas e situações, deixando a série arrastada e por muitas vezes monótona. Os diálogos parecem forçados em certos momentos e a trama não evolui, todo episódio parece a mesma coisa, não existe a vontade de ficar empolgado para o próximo. Basicamente, a série repete os mesmos problemas da terceira, só que bem mais escrachada.

O arco envolvendo a Arlequina é até desenvolvido de forma decente, claro que, poderia ter sido muito melhor, mas existe alguns pontos bons. Um deles é a protagonista de adequando à forma que a Batfamília resolve os crimes. Porém, no final, ela não demonstra uma evolução de arco comparado às outras temporadas, parece que não houve uma mudança significativa. Já o arco da Hera Venenosa é bem mais problemático, pois a personagem fica bem mais chata e seus conflitos com Lex é bem sem graça.

Mesmo que as duas como casal tenham uma grande base de fãs, a relação das duas não funciona pois é sempre os mesmos dilemas e repetição de diálogos. Não há nenhum peso ou um conflito consistente, sendo que quando as duas ainda eram amigas havia uma dinâmica interessante entre ambas.

Outro ponto que depõe contra essa temporada é a série jogar os personagens mais divertido para escanteio, dando a eles participações medíocres. O trunfo da série era justamente esses personagens, pois davam o tom mais jocoso da série. Eles perderam importância e destaque como por exemplo, o comissário Gordon, Cara de Barro, Tubarão Rei, Doutor Psycho e Batman que foram reduzidos à meras participações. Coringa está literalmente sobrando na temporada e Bane já virou uma piada vergonha alheia.

E pensar que optaram por dar mais destaque à outros personagens que só conseguem ser chatos e insuportáveis como a Nora Fiers, Lex Luthor e Asa Noturna. Não deixa de ser algo válido dar mais visibilidade à outros personagens já que a galeria de personagens da DC é imensa, o problema é saber como fazer. A única introdução que é digna foi de Talia al Ghul.

Na parte técnica, a série mantém uma coerência de qualidade, porém ela não está tão violenta como antes, parecendo que ela foi sendo suavizada ao longo do tempo, sem coragem de matar personagens importantes ou de ter mortes mais criativas. O visual dos personagens são muito bons, trazendo uma personalidade para eles.

Tirando o primeiro episódio que é o mais divertido de toda a temporada, o resto é bem fraco e esquecível, inclusive o episódio final que só entrega um fanservice legal e um gancho para uma futura temporada, mas isso a terceira também fez e não adianta nada prometer algo interessante para ter um desenvolvimento rasteiro.

No fim, a quarta temporada de Arlequina salienta uma decadência considerável da série e uma falta de criatividade enorme. É realmente uma pena que um produto tão promissor, subversivo e divertido tenha se tornado algo tão qualquer coisa, que mesmo algumas boas premissas para trabalhar, entrega um resultado preguiçoso e forçado. O problema é que a série deve seguir esse modelo até o fim.

Classificação:

Leia também, outras críticas nossas:

Todos os episódios da Quarta temporada de Arlequina estão disponíveis no Max. Até o presente momento, uma quinta temporada ainda não foi confirmada.

You may also like...

Twittar
Compartilhar
Compartilhar