Mais bronca! Marvel entra com ação antecipada para manter propriedades intelectuais

A Marvel Entertainment entrou com algumas ações judiciais para tentar evitar que os direitos autorais de alguns personagens-chave sejam rescindidos. Lendas dos quadrinhos, Steve Ditko já havia entrado com dois avisos de rescisão de direitos autorais  com a Disney sobre o Homem-Aranha e o Doutor Estranho. Agora, a Marvel está o processando na esperança de reter o Homem de Ferro, o Aranha e muito mais. Basicamente, os herdeiros do artista estão buscando a propriedade dos personagens que ajudaram a desenvolver [via CB].

Não é nenhum segredo que esses personagens são a força vital da maior operação de mídia do planeta atualmente. A Disney está tentando ter certeza de que eles podem ganhar este caso e não perder o acesso a muitos dos atuais elencos dos Vingadores. O argumento deles no tribunal seria que esses personagens não são elegíveis para rescisão de direitos autorais devido à sua criação sob contratos de trabalho por aluguel na época em que Ditko estava trabalhando com a “Casa das Idéias”.

A propriedade de Ditko entrou com a notificação de rescisão do Homem-Aranha no mês passado. A lei de direitos autorais contém disposições em que os “autores” ou seus herdeiros podem reivindicar os direitos dos materiais anteriormente dados aos editores, desde que possam esperar um determinado período de tempo. Nesse caso, se Ditko emergisse com sucesso, os direitos da Marvel sobre esses personagens expirariam em junho de 2023. Tanto a família quanto o irmão de Stan Lee, Larry Leiber, estão sendo representados por Marc Toberoff (Ele representou os criadores do Superman, Jerry Siegel e Joe Schuster quando eles tentaram a mesma coisa com a DC). Coincidentemente, o mesmo advogado que trabalhou com a DC Comics naquele caso, Dan Petrocelli, está trabalhando com a Marvel, aqui.

Veja também:

Fiquem ligados aqui, no SiriNerd, para obter as melhores informações sobre a cultura pop no momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *