A Toca do Coelho (2019) – Episódio da série documental The Weekly | Crítica

A Toca do Coelho – Episódio da série documental, The Weekly (2019), produzida pelo The New York Times para o canal pago FX e o serviço de streaming Hulu. Lançada no Brasil, pelo serviço nacional Globoplay.

É com assombro que vemos um documentário que exala polêmica a cada minuto que avança, a cada esquina que dobra. Ainda mais, trazendo um olhar estrangeiro e crítico sobre o Brasil e a política nacional recente. Com apenas 25 minutos, o elaborado documentário mostra a ascensão da extrema direita, entre vários expoentes que se destacaram através de seus vídeos no You Tube e conquistaram espaço na política, favorecendo a eleição do atual presidente, Jair Bolsonaro, contrariando vários prognósticos do período. A pesquisa jornalistica explica didaticamente como um algoritmo do You Tube foi capaz de manipular o público e influenciar os resultados das eleições, com a vitória daqueles que souberam se aproveitar do fenômeno batizado A Toca do Colho, provocado pelo mais famoso streaming gratuito.

No fenômeno manipulador, qualquer vídeo escolhido pelos espectadores no You Tube, leva a outros vídeos de temática semelhante, alinhados com a mesma ideologia. Isso provoca uma impressão errônea de que o mundo inteiro segue um padrão de escolhas e de entendimentos. Do ponto de vista do entretenimento, é um efeito útil. Por exemplo, o usuário escolhe uma música tipo Mangue Beat. Além do vídeo escolhido, surgem outros vídeos no mesmo estilo e gênero. Com o tempo, fica parecendo que o único tipo de música no mundo é o Mangue Beat. No caso da política, isso tem consequências imprevisíveis. O usuário escolhe um vídeo sobre a violência urbana que leva a outros vídeos com o mesmo tema e vai criando uma bolha, onde só consegue enxergar a violência urbana. Esse tipo de direcionamento ficou conhecido como A Toca do Coelho, em que mergulha o usuário em um mundo dentro de uma bolha. A ferramenta, com a ajuda dos vídeos, facilita a manipulação de opiniões e o direcionamento que influenciaram as eleições no Brasil, nos EUA ou na Rússia. Mas não há como provar nada. Os responsáveis pelo You Tube oficialmente nem respondem esse tipo de questionamento, deixando no ar se isso existe de verdade. Entretanto, qualquer usuário pode realizar testes para enxergar o fenômeno.

Os jornalistas norte americanos realizam uma série de entrevistas com esses exemplos recentes da política brasileira, seus vídeos e as consequências, procurando demonstrar como o efeito Toca do Coelho pode ter sido um fator determinante para os resultados alcançados no Brasil. O episódio apresenta sua tese em tom de alerta e crítica. Mas este é apenas um episódio da série The Weekly, entre os 22 episódios da primeira temporada. Ironicamente, a produção foi lançada no Brasil, pelo serviço de streaming Globoplay, de propriedade da emissora Rede Globo que, no passado, já foi acusada de produzir matérias em seus jornais, visando a manipulação de sua audiência para interferir nos resultados da política brasileira. No fim das contas, só quero mesmo é saber onde encontro a pílula para sair da Matrix.

Classificação:

Veja as nossa últimas críticas:

O documentário A Toca do Coelho encontra-se no streaming da TV Globo, Gloplay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *