BIG Festival: Lançamento de estúdios e pesquisas locais marcam dias iniciais do evento

BIG Festival, maior festival de jogos independentes da América Latina, começou na última segunda-feira (3) com anúncios relevantes para o mercado de games.

O INTZ anunciou seu novo estúdio de games, o Apollo Games Lab. O estúdio é fruto de uma parceria estratégica com o produtor de jogos Guilherme Romano, que lidera uma equipe com mais de 10 profissionais do mercado.  O primeiro jogo a ser lançado pelo estúdio será Apollo in Outerspace, um jogo autoral de aventura que conta a história de Apollo e sua tripulação lutando pela sobrevivência no espaço sideral, após a queda de sua nave em meio a uma missão.

Apollo in Outerspace/Apollo Games LAB. – Reprodução

O jogo estará disponível tanto para PC como mobile em plataformas como Steam, iOs e Android. A data prevista de lançamento, será no dia 14 de maio, mas o jogo já está disponível para testes durante o BIG Festival até o dia 9 de maio. 

Já a DX GAMEWORKS anunciou também, o lançamento de seu negócio de publicação de jogos com uma abordagem inovadora. A iniciativa, que conta com apoio do Xbox e da Bertha Capital, abrangerá toda a América Latina e terá como objetivo transformar o mercado de desenvolvimento de jogos na região. A empresa trará estúdios de jogos para um ecossistema onde serão amparadas por uma equipe de desenvolvedores, produtores e artistas que ajudarão a terminar seus jogos com o nível de qualidade exigido por mercados internacionais.

Amazon Quest/GAMEWORKS/BIG Festival 2021 – Reprodução

O mercado brasileiro de games apresentou uma análise interessante sobre como o mercado de games na América Latina pode crescer após a pandemia de COVID-19. Jorge destacou em seu painel que uma das grandes oportunidades de crescimento para a região são os jogos em realidade virtual, já que 76% dos gamers brasileiros afirmam ter usado plataformas e dispositivos AR/VR em 2020. 

Na quarta-feira (5), foi a vez da NewZoo apresentar suas projeções para os próximos anos. De acordo com Guilherme Fernandes, consultor de marketing da empresa, os jogos mobile já geram hoje metade de toda a receita de games no Brasil, e este é um segmento que tende a crescer mais, ainda que PCs e consoles ainda tenham uma grande fatia dos valores. Para ele, o crescimento desse tipo de games se deve aos jogos “mid-to-core” como Free Fire.

Além dos anúncios, o BIG Festival também foi palco de discussões importantes para o mercado local e que envolveram desde investimentos até saúde e educação.

BIG Festival está acontecendo até o próximo domingo (9) e gostaríamos de destacar os anúncios já feitos no evento, como o lançamento do estúdio de games do INTZ e da publisher DX Gameworks.

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Além disso, o BIG foi palco da apresentação de três pesquisas de mercado que mostram todo o potencial do Brasil no mundo dos jogos eletrônicos. 

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