Festival de Quadrinhos de Pernambuco: Vejam quais são as regras do Concurso e desfile de Cosplay | Notícias

Qual é o seu grau de ansiedade para esse evento épico no Shopping Norte Janga?​

A Power-Kon Recife traz pra você um conjunto de regras a serem seguidas no concurso e desfile de cosplay (baseadas no cosplayBR) que ocorrerá no Festival de Quadrinhos de Pernambuco, no Shopping Norte Janga, nos dias 8 e 9 de Dezembro.

 

Saiu a programação do eventoSaiba Mais.

 

1- Da Introdução

1.1 -O concurso será realizado no DOMINGO, 09/DEZ/2018, horário que consta na programação do evento.

1.2 – É responsabilidade dos organizadores do evento e coordenadores do concurso de cosplay o cumprimento destas regras.

 

2 – Das Categorias

2.1 – As categorias do concurso de cosplay são: tradicional e desfile. 2.1.1 –  Cosplay Individual ou Grupo. Para cosplay com espírito brincalhão que ousam mostrar sua versatilidade.

2.1.2 – Tradicional. A categoria tradicional se subdivide em Individual e Grupos. Os participantes dessa categoria deverão interpretar fielmente a personalidade e características dos personagens que estão interpretando. Não basta se vestir. Seja o seu herói, ou personagens de Filmes, anime, Hq´s, Mangá, Games e Outros do Gênero.

 

ATENÇÃO: Os grupos podem ter, no máximo, 5 participantes.

 

2.1.3 – Desfile. Essa categoria premia aquele que caprichou em sua roupa/maquiagem, desconsiderando aspectos físicos, como raça ou porte físico do cosplay. Dedicação e atenção aos detalhes fazem um vencedor no desfile.

 

3 – Das Permissões e proibições:

3.1 – O concurso é aberto para as pessoas de todas as idades e origens presentes no evento.

3.2 – É vetada a participação de staffs, organizadores do evento, convidados e vendedores sejam eles diretamente ou indiretamente parte do evento.

3.3 – São considerados válidos como cosplay personagens originados de qualquer mídia desenhada ou filmada, não importando a origem étnica do mesmo. Não são válidos cosplay inventados.  3.4 – É vetada a participação e representação de personagens pornográficos ou eróticos como medida de segurança e integridade física para menores de idade e participantes em geral.

3.5 – É terminantemente proibido o porte de explosivos, armas de fogo, mesmo descarregadas, e armas brancas com lâmina afiada. Apenas objetos que não representem perigo para os presentes serão permitidos.

3.6 – É proibido pular do palco, ou atirar objetos na plateia. O cosplay deve entrar e sair do palco pelos lados indicados.

 

4 – Das Regras da apresentação

4.1 – O participante de qualquer categoria individual tem até 02 minutos para sua apresentação. A categoria Grupo tem um tempo total de 03 minutos, não importando a quantidade de membros (Auxiliares de palco não serão considerados como integrantes do grupo).

4.2 – O concurso será assistido por pessoas de todas as idades, de crianças a adultos. Por isso, é exigido do participante, bom senso para a definição de sua apresentação. Contudo, ofensas, apelo sexual e posturas impróprias serão consideradas pelos juízes como critério para a desclassificação do mesmo.

4.3 – Em caso de apresentação que fira as disposições criminais, como atentado ao pudor e aliciamento de menores, os meus e/ou seus responsáveis legais, responderão criminalmente por seus atos. Em caso de menores os pais ou responsáveis serão notificados.

4.4 – A interação com a platéia e os apresentadores do concurso não é proibida, desde que seja coerente com o personagem e não incorra em ofensas, constrangimentos, excedam o tempo estipulado para a apresentação do participante ou atrapalhe o andamento do concurso.

4.5 – Além do microfone fornecido pelo evento o participante do concurso poderá utilizar um Pendrive com arquivo de áudio) para sua apresentação. Quem deseja utilizar este recurso deverá entregar junto com a sua ficha devidamente identificado, no ato da inscrição.

4.6 – Caso haja problemas de responsabilidade do evento (como falhas na aparelhagem de som) e o cosplay for prejudicado, ele poderá repetir a sua performance no final do concurso. Áudios defeituosos não se incluem neste caso.

4.6 – O cosplay se responsabiliza pela integridade de aparelhagem e/ou acessórios do evento quando em seu poder. Ou seja, muito cuidado com os microfones e caixas de som.

4.7 – No total, poderão participar do concurso 40 cosplayers, e 5 grupos. 40 para o desfile, as vagas de desfile são ilimitadas.

 

5 – Inscrição

5.1 – Os participantes do concurso deverão fazer sua ficha de inscrição no Espaço indicado pelo evento logo que chegarem a partir das 14h, e preenchê-la por completo próximo ao palco.

5.2 – No Local de inscrição haverá uma cópia das regras do concurso, o participante deve lê-las atentamente para estar de pleno acordo com as mesmas.

5.3 – Serão encerradas as inscrições 30 minutos antes do início do concurso. Não se aceitarão mais inscrições após este horário.

 

6 – Informações importantes sobre o concurso

6.1 – O cosplayer que não estiver presente quando chegar sua vez será imediatamente desclassificado, não podendo realizar sua apresentação no final das apresentações dos participantes que respeitaram sua ordem.

6.2 – O tempo de cada cosplayer será cronometrado, aqueles que ultrapassarem seu tempo de interpretação serão desclassificados do concurso.

 

7 – Do Julgamento

7.1 – As notas serão dadas pelos juízes, e a média entre eles será a nota final.  Cada quesito receberá uma nota de zero a 10, com intervalos de 0,5 (meio) ponto.

7.2 – Os juízes do concurso de cosplay são escolhidos e aprovados pelo organizador do evento.

7.3 – Para o critério de julgamento da categoria Tradicional os juízes são instruídos a julgar a roupa e a interpretação.

7.4 – Para o quesito “roupa”, os juízes são instruídos a julgar sua fidelidade ao personagem original. Não será levado em conta a constituição física do participante e se dará ênfase nas saídas técnicas usadas na execução da roupa.

7.5 – Para o quesito “interpretação”, os juízes são instruídos a julgar a qualidade da interpretação e encenação da cena interpretada. No caso da categoria Tradicional será levada em consideração também a fidelidade com o personagem interpretado.

7.6 – Na categoria desfile os juízes julgarão unicamente a composição do cosplay, roupas, maquiagem, indumentária, acessórios, etc. Não serão julgados: interpretação, porte físico, raça, cor, etc.

7.7 – Em caso de empate nas notas finais dos primeiros colocados e sujeitos a premiação, irá prevalecer aquela com menor desvio-padrão. Se ainda assim ocorrer empate, os juízes e o coordenador do concurso realizarão uma votação.

7.8 – Além de julgar o concurso os juízes irão se reunir antes do concurso, para receber instruções detalhadas sobre o procedimento e os critérios de julgamento, e irão se reunir após o concurso, para analisar o cálculo das notas, julgar casos especiais.

* A banca de jurados será composta por 3 (três) juízes.

 

8 – Do Resultado

O Resultado será divulgado até às 19:00 do dia 09 de Dezembro no palco Principal do evento.

 

9 – Da Premiação

1º Colocado Categoria Apresentação Individual–R$300,00 (ATÉ 60 DIAS PARA RECEBER ESTA PREMIAÇÃO).

 

1º Colocado Categoria Desfile–Medalha + Kit Exclusivo Power-Kon com diversos Brindes.

2º colocado (Categoria Apresentação Individual) – Medalha

3º colocado (Categoria Apresentação Individual) – Medalha

Boa Sorte a todos, Sucesso e esperamos todos vocês nesta próxima aventura todos!

 

Lembrando que um dos roteiristas mais premiados, pelas séries Arrow e Supergirl, o pernambucano, Bill Labonia estará lá, promovendo a sua HQ Devil Girl & Daniel – Saiba Mais.

Agora é só aguardar os dias 08 e 09 de Dezembro, para nos reunirmos no Shopping Norte Janga, na cidade do Paulista/PE.

 

Serviço

Evento: Festival de Quadrinhos de Pernambuco 2018

Quando: Sábado e Domingo, 08, 09/Dezembro, 2018.

Onde: Shopping Norte Janga, Av. Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 2491 – Janga, Paulista – PE, 53437-000

Horário: Das 11h às 20h.

A entrada é gratuita, mas seria muito legal uma doação com 1Kg de Alimento não perecível, para ajudarmos instituições de caridade credenciadas.

Mais informações: (81) 98704.5450 (Kelmer Luciano, Produtor do evento) ou na página do Facebook do evento.

O que você achou dessa notícia??? Deixem os seus comentários logo abaixo…

 

Curta a nossa página no Facebook!!!

Siga-nos no Instagram e no Twitter !!!

E continue acessando o nosso Site…

Por Amauri Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *