Quem Vai Ficar Com Mário (2021) | Crítica

As produções brasileiras, logo depois da retomada, acabaram seguindo caminhos precisos de como e para quem queriam chegar. Se de um lado temos a loucura divertida de cada região com seu tipo específico de cinema, por outro ficamos preso numa estética quase que higienizada do que foi o começo do cinema industrializado brasileiro que a Vera Cruz nos anos 50 e que se perpetuaram no que conhecemos hoje como cinema global –  mesmo que muitos nem tenha mais ligação com a emissora do plim plim.

‘Quem Vai Ficar Com Mário’ abraça essa estética “global” para contar a história de um jovem, de nome Mário (Daniel Rocha) decide contar para a família sobre sua sexualidade mas acaba sendo interrompido (e surpreendido) pelo seu irmão que também é gay e aproveita a situação criada pelo irmão mais velho, Vicente (Rômulo Arantes Neto) para sair do armário.

O filme é um remake do italiano ‘O Primeiro Que Disse’. Mas o que surpreende aqui é como uma premissa tão “inusitada” pode dá espaço para um texto que se prende em tantos estereótipos e fica obsessivo em piadas que em nenhum momento são engraçadas por carregarem tantas ofensas e um humor que é datado e um tanto caricato.

Não adianta vir com pensamentos de que as intenções são boas quando temos exemplares bem mais transgressores e respeitosos no cinema brasileiro atual. O que acontece aqui no filme de Hsu Chien é uma verdadeira aula de como não tratar o cinema ‘Queer’ dentro de um sistema conhecido pela censura aos corpos LGBTQIA+.

Esse tipo de filme não tem público alvo porque não convence ninguém, seja pela sua narrativa incoerente ou pelo seu texto preguiçoso que enfada logo nos seus primeiros minutos. Nem os números musicais salvam. Ostracismo ainda é um lugar muito bom para esse filme.

 

Classificação:

Veja críticas de algumas das produções ligadas à Prime Video:

O longa nacional da Downttown Filmes, ‘Quem Vai Ficar Com Mário’ encontra-se no catálogo da Amazon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *