Sessão Nostalgia Especial: Os Policiais do Espaço – Gavan, Sharivan e Shaider | Artigo

Gavan

Uchuu Keiji Gavan, traduzido como Detetive Espacial Gavan, e lançada no Brasil sob o título de Space Cop é a primeira série de televisão do gênero tokusatsu da franquia Metal Hero. Foi produzida pela Toei Company, e exibida originalmente entre 5 de março de 1982 e 25 de fevereiro de 1983 pela TV Asahi. A série é a primeira da trilogia dos Policiais do Espaço, continuada pelas duas séries seguintes, Sharivan e Shaider. No Brasil, foi transmitida pela Rede Globo a partir de 4 de março de 1991 na Sessão Aventura, quando foram exibidos apenas os 20 primeiros episódios. Posteriormente, foi remanejado para o extinto Xou da Xuxa, quando os 44 episódios foram milagrosamente exibidos. Também foi TV Gazeta subsequentemente no mesmo ano, no programa Gazetinha.

Abertura Clássica de Gavan

História

A Organização Criminosa Makuu percorre o espaço conquistando planetas, matando seus habitantes e escravizando seus povos. A União da Polícia Galáctica envia o oficial Takeshi Ichijouji (Retsu Ichijouji no original) para a Terra para que detenha a invasão de Makuu. O pai de Retsu também foi Policial do Espaço e foi capturado pela Makuu anos atrás. Ao chegar à Terra, Retsu usa a Combat Suit prateada e todas as suas armas de alta tecnologia contra a Makuu, dizimando seus monstros um a um, ao mesmo tempo em que procura pelo pai desaparecido.

Reprodução

Personagens

Takeshi Ichijoji/Gaban: Herói da série, combate a Makuu e quando está trabalhando no Clube de Equitação Avalon, no final da série é promovido ao cargo de capitão. Transforma-se ao dizer “Transformação” (Jouchaku no original). Após derrotar Makuu, Gaban volta à estrela Bird, como Capitão da Polícia Intergaláctica, ficando assim responsável pela proteção de toda a galáxia, ajudando Sharivan em sua luta contra a organização Mad, e depois, retorna à sua estrela e luta contra as ameaças que surgem. Casa-se com Mimi, em eventos posteriores a vitória de Shaider, sucessor de Sharivan. Posteriormente aparece co-protagonizando Gavan: O Filme, já mais velho, no qual incentiva Geki, o seu novo sucessor a lutar contra Makuu e ajuda na guerra contra esses vilões. Mais tarde, com a aposentadoria do comandante Kom, Takeshi é indicado por seus superiores e torna-se o novo comandante -geral da Polícia Galáctica.

Gavan, Sharivan e Shaide Henshin

Mimi: Filha única e mimada do Comandante Kom, parceira de Gaban e prima da Shelly. Através da Visão Laser se transforma num periquito australiano para espiar Makuu. Apaixonada por Gaban, ela é capaz de ter atitudes infantis e se tornar ciumenta para defender esse amor e o apoia em qualquer circunstância. Possui a capacidade de ter outros pressentimentos, como sonhou com a morte de Gaban. No meio da temporada, sua mãe adoece e ela volta para resolver questões de família enquanto Marin vai a Terra para auxiliar Gaban. Sua habilidade extra-sensorial também foi importante para rastrear a base da Mad e Maoh Saiki. Depois na batalha final contra os Fuuma, Mimi se casa com Gaban, revelado no Crossover os três Uchuu Keiji.

 

Reprodução

Organização Criminosa Makuu

É uma organização de criminosos com objetivo de expor a desordem no planeta. Sua fortaleza é o Castelo Makuu, localizado no Espaço Makuu. Desejam conquistar o Planeta inteiro espalhando o caos através das habilidades criminosas e guerrísticas de seus integrantes.

Don Holler (Don Horror no original): Vilão principal da série, e líder da Organização Criminosa Makuu, é uma assustadora estátua branca com duas caras superpostas: uma de monstro e outra humana. Possui seis braços, dos quais apenas dois se mexem. Ele vive cercado pelos seus súditos, e pelas suas “assistentes” as Horror Girls. Vive em seu castelo voador, escondido num vórtice temporal. Sua cabeça também se move, como visto no último episódio, onde luta contra Gabas sendo morto pelo próprio. Reaparece em Gavan: O filme como um fantasma no qual os vilões tentam ressuscitá-lo.

Caçador Maligno (1 – 30, 42) (Hunter Killer no original): Braço direito de Don Holler. Ele traiu a Polícia Galáctica quando investigava o Grupo Makuu junto com o pai de Gaban, Voiser. Aliando-se assim, ao Makuu, que mais tarde, após uma traição no plano de destruir Gaban, foi punido por Don Holler sendo jogado ao espaço para morrer. Reaparece no episódio 42 dando informação sobre a localização de Makuu à Polícia Galáctica.

Sandorba (Cap 30 – 44): Filho de Don Holler, aparece no episódio 30 tomando o lugar do Caçador Maligno como general. Impiedoso e muito cruel, ele vem junto com sua mãe, a bruxa Kiba. Deu muito trabalho a Gaban,sendo morto no último episódio.

Bruxa Kiba (Cap. 30 – 44): Mãe de Sandorba, sempre o ajudando em seus planos, como também arquiteta diversas estratégias para acabar com Gaban, mesmo que tenha que passar Don Holler para trás. Ela não é bem-vinda por Don Holler e não parece ter boas relações com ele, o que dá a entender que eles já se separaram há muitos anos. Morre no último episódio,junto com seu filho Sandorba.

Veículos

Dolgiran – a nave de Gaban. Possui um comando de defesa acionado por Gaban.

Dolu– conhecido por Fera Estelar Dolu quando Gaban fala: “Preciso de ajuda Dolu” (Denshi Seijū Doru no original), a parte inferior desprende-se formando o dragão robô.

Cybarian (Cyberian no original) – a moto de Gaban, capaz de conduzi-lo de forma segura até o Espaço Makuu, parecido como o Side Car. O Side Car foi relançado na série Metalder para dar nome de Side Phantom, conhecido e pronunciado como Speed Side Car.

Gavan Dolgiran

 

Reprodução

Sharivan

Uchuu Keiji Sharivan, traduzido como Detetive Espacial Sharivan, e lançado no Brasil sob o título de Sharivan, o Guardião do Espaço. É uma série de televisão do gênero tokusatsu da franquia Metal Hero. É a segunda série da trilogia dos Policiais do Espaço, sucedendo Gavan. Produzida pela Toei Company, a série foi exibida originalmente entre 4 de março de 1983 e 24 de fevereiro de 1984 pela TV Asahi, totalizando 51 episódios. No Brasil, foi transmitida nas tardes da Rede Bandeirantes a partir do dia 8 de outubro de 1990 a 21 de dezembro do mesmo ano, sendo parte integrante do programa TV Criança. Posteriormente foi exibida na Rede Record em 1993 (a partir de 13 de maio, pelas manhãs) e na TV Guaíba, de 13 de setembro de 1993 a 15 de janeiro de 1994, na Sessão Série, às 11h e 14h. Voltou a ser exibido em 1996 pela Rede Record no programa Tarde Criança junto com os outros heróis japoneses. Em 1998, teve uma exibição regional para o RJ durante o meio-dia, também na Rede Record.

Abertura Clássica de Sharivan

História

Den Iga passa a ocupar o posto de Detetive Espacial na Terra, enquanto que seu antecessor Gyaban é promovido para capitão. Desta vez a ameaça é a Sociedade Secreta Mad (Maddou no Original), liderada por Maoh Saiki (Maoh Psycho).

 

Reprodução

Personagens

Den Iga/Sharivan: O protagonista da série. Nativo da Ilha Iga, onde trabalhava como patrulheiro florestal. Ajudou seu antecessor (Gyaban) em sua luta contra a sociedade Makuu, onde recebeu um ferimento mortal. Então Gyaban o enviou para a Estrela Bird. Graças à ciência da Estrela Bird, Den Iga se recupera e recebe um treinamento especial, tornando assim um Detetive Espacial, sucedendo Gyaban. Na Terra passa a combater a Sociedade Secreta Mad. Transforma-se ao dizer “Raio Solar” (Sekisha no original). No último episódio, após destruir Mad, Den se reúne aos outros descendentes do povo de seu planeta e volta para lá, para reconstruí-lo.

Lili: A ajudante de Sharivan. Nativa da estrela Bird. Com a derrota do império Mad, Lili volta para o planeta Bird, sendo que ela queria ir para o planeta Iga com Den.

Capitão Gyaban: Após derrotar Makuu, é promovido ao cargo de capitão. Luta junto com Sharivan contra a organização Mad.

 

Reprodução

Sociedade Secreta Mad (“Mado”, no original)

É uma organização de criminosos psíquicos. Sua fortaleza é o Castelo da Alucinação, localizado no Mundo da Alucinação. Desejam conquistar o Universo inteiro espalhando o caos através das habilidades psiônicas de seus integrantes.

Maoh Saiki (Maoh Psycho): Vilão principal da série e líder de Mad. Passa todo o seriado sentado em seu trono e mesmo quando tem que lutar não se levanta dele. No penúltimo episódio é revelado que ele possui dois corpos e quando um morre o outro o ressuscita, o que o torna “imortal”. Sendo que esse segundo corpo dele, Saikioh, aparece em vários episódios vigiando Sharivan. Tem a forma de um homem careca trajado de terno branco e se transforma em robô no penúltimo episódio. Mas na batalha final, Sharivan e Gyaban conseguem matá-lo, pois cada herói destrói um corpo de Maoh Saiki ao mesmo tempo.

Doutora Porter: Estrategista, é a chefe dos cientistas de Mad e sucessora de Maoh Saiki no comando da organização. É ela quem aciona a Máquina do Mundo da Alucinação, que transporta as pessoas para outra dimensão. Foi morta por Sharivan no último episódio.

General Gailer: Comandante de campo de Mad. Não gosta de Porter, mas é obrigado a se submeter à autoridade dela. Tentando melhorar sua imagem com Maoh Saiki, desafia Sharivan para uma luta mano a mano. Nesse último duelo, seu rosto fica com manchas vermelhas se tornando mais poderoso, quando Maoh Saiki o manda para o mundo da alucinação. Mesmo assim, o herói lhe mata.

Veículos

Grand Bus (Grand Birth no original): A nave de Sharivan. Tem dois módulos: uma nave de batalha e uma forma humanoide, da qual pode disparar o “Canhão Plasma” (Plasm Cannon no original). Armas: Missil Grand Bus, Laser Grand Bus, Canhão Plasma e Canhão Plasma-Tipo 2 (Jato Plasma).

Moto Sharian: A moto de Sharivan, capaz de conduzi-lo de forma segura até o Mundo da Alucinação de Mad. Armas: Laser Sharian e Moto Foguete Sharian.

Tanque Sharinger (Sharinger Tank no original): O tanque de Sharivan. Em seu interior fica armazenado o veículo Mogriran.

Sharivan GrandBirth

 

Reprodução

Shaider

Uchuu Keiji Shaider, traduzido como Detetive Espacial Shaider e lançado no Brasil sob o título de Policial Espacial Shaider é uma série de televisão do gênero tokusatsu da franquia Metal Hero, sucedendo Sharivan e antecedendo Jaspion. Produzida pela Toei Company, foi exibida originalmente entre 2 de março de 1984 e 8 de março de 1985 pela TV Asahi, totalizando 49 episódios. É a terceira e última série da trilogia dos Policiais do Espaço. No Brasil, Shaider foi exibido em 1990 pela TV Gazeta de 19 de novembro de 1990 até 23 de março de 1991. Posteriormente, exibido pela Rede Globo inicialmente aos sábados pela manhã (7h35) de 6 de abril a 22 de junho de 1991. Em 1992, foi remanejado para as madrugadas de sexta para sábado e sábado para domingo, junto com Bicrossers, no período de 14 de junho de 1992 até 10 de janeiro de 1993, sua última exibição. Posteriormente, foi adaptada para o público americano, juntamente com Spielvan e Metalder, pela produtora norte-americana Saban Entertainment como a série VR Troopers.

História

O terceiro Policial do Espaço a defender a Terra é Dai Sawamura, codinome Shaider. Sua parceira Annie é uma ótima lutadora e sempre o ajuda a decidir os combates, A dupla luta contra o maligno Império Mágico Fuuma.

Abertura Clássica de Shaider

 

Reprodução

Personagens

Dai Sawamura/Shaider – Herói da série. Era um arqueólogo que estudava sobre a misteriosa Ilha de Páscoa. Ao tocar em uma das figuras que descobriu em uma caverna da ilha, ele é teletransportado para a Estrela Bird e então vira um Policial do Espaço, sendo designado a combater a Organização Mágica Fuuma. É descendente do antigo Guerreiro Shaider que viveu há 12.000 anos. No final da série, ele e Annie ficam na Terra. Transforma-se ao dizer “Sinterização” (Shouketsu no original).

Annie – É nativa do Planeta Mount, que foi destruído por Fuuma, e jura vingança a qualquer custo lutar contra Fuuma. Parceira de Shaider, é muito forte e boa em tiro. Sempre munida com sua Pistola Laser, está pronta a ajudar Shaider nas dificuldades. No capítulo 41, mostra-se ciumenta e é revelado a paixão dela por Shaider quando Vivian, a repórter do espaço aparece e tenta causar ciúmes em Annie dando em cima de Dai. Em comparação às outras ajudantes de Policiais do Espaço anteriores, ela foi a que teve mais importância numa série, chegando a protagonizar alguns episódios. No movie Shaider Next Generation ela aparece como uma cientista em que ela incentiva o novo Shaider a acreditar em sua nova parceira.

 

Reprodução

Império Mágico Fuuma

É uma organização mágica com planos mirabolantes objetivando expor a desordem no planeta e na galáxia. Sua fortaleza é o Palácio Divino Mágico, localizado no Tempo Espacial Mágico. Desejam conquistar o Planeta inteiro espalhando o caos através das habilidades mágicas e com o mínimo de violência possível, o que em toda série, é inevitável.

Grande Imperador Kubilai – Vilão principal da série, e líder do Império Mágico Fuuma, bem como, toda a organização.Curiosidade ele enfrentou o antigo Guerreiro Shaider e foi derrotado por ele e teve a sua cabeça corta do seu corpo,o seu corpo foi colocado em tumulo secreto revelado no penúltimo episódio o corpo ressuscita para enfrentar o descendente do Guerreiro Shaider .

Sacerdotisa Paú (Shikan Poe (Sacerdote Poe) no original) – Braço direito de Kubilai. Sempre astuta arma planos mágicos para Fuuma para expor a desordem no Planeta, não gosta de lutar. Para ela, a conquista não se deve usar violência. Torna-se bela através da essência de Kubilai, porém sua verdadeira forma é um monstro feio. No final da série, ela fica vagando no Tempo Espacial Mágico com os monstros raros de Fuuma. No texto original, Paú sempre foi chamada de “sacerdote” e nunca de “sacerdotisa”. E sempre se fez referência a ela como se fosse um homem, ao mesmo tempo em que no áudio original podemos ouvir que ela sempre fala com voz de homem, embora com um tom afeminado. Assim, parece claro que a personagem foi projetada para ser realmente uma transexual, mas a tradução do seriado no Brasil parece ter confundido isso.

Comandante Hesler – Estrategista e violento, prefere usar de violência para conquistar a Terra. Comanda os soldados e as filhas da guerra, bem como, os monstros utilizados para tentar derrotar Shaider. Morre em combate contra Shaider. Mata seu próprio irmão no capítulo 28 por achar que poderia tomar seu poder de comando, o que era verdade.

Himley (ep.28) – O irmão de Hesler. Ele e Hesler batalharam contra Shaider juntos. Foi morto pelo seu irmão que tinha achado que poderia tomar seu poder de comando, o que era verdade (algo que Kubilai tinha dado essa proposta se destruísse Shaider)

Veículos

Babyros – Nave principal de Shaider. Tem dois módulos: A transformação dela em uma gigante pistola quando Shaider ativa o comando: ” Formação de tiro” e ativando o Grande Magnum (Big Magnum no original) e uma forma robótica (usada raramente, tendo estrelado a forma no episódio 2), o “Formação de Batalha”, na qual pode disparar o “Missil Babyros” e “Babyros disparar lasers”.

Shaian – O veículo de combate de Shaider. Pode-se dividir em dois veículos: Nave Shaian e Sonda Shaian.

Nave Shaian (Sky Shaian no original) – Parte central do veículo que ao se desprender forma um jato. Possui grande mobilidade e velocidade, tendo como ataque duas armas laser nas asas, “o disparo shaian”. Muito pilotada por Annie.

Sonda Shaian (Battle Shaian no original) – O tanque de Shaider, armado com mísseis, possui uma perfuradora na parte superior do veículo. Arma: Missel Shaian. Muito pilotado por Shaider.

Skyjet Shaider (Blue Hawk no original) – A moto de Shaider onde além de combater, serve para levá-lo em segurança até o Tempo Espacial Mágico de Fuuma. Possui dois canhões laser. Arma: “Disparar Raios”. No último episódio, numa caverna onde se ouvia falar dos segredos de Nasca, existia uma outra Skyjet Shaider, porém inutilizada, mas graças a força do antigo guerreiro Shaider, Shaider consegue ativar a moto.

Shaider Babyrus

 

Space Squad – A União dos Policiais do Espaço – Reprodução

Space Squad – A União dos Policiais do Espaço

Space Squad é um conjunto de filmes, lançado pela primeira vez nos cinemas japoneses em 17 junho, 2017 enquanto em DVD e Blu-ray lançamentos foram feitos em datas separadas. Ele apresenta o crossover entre 2012 Metal Hero filme Espaço Sheriff Gavan: The Movie e o vigésimo oitavo Super Sentai Series entrada Dekaranger, ambas as obras são distribuídos pela Toei Company . Além disso, os atores antigos da série Metal Hero também devem aparecer como convidados nos filmes.

Ambos os filmes foram dirigidos por Koichi Sakamoto e escritos por Naruhisa Arakawa, que trabalhou anteriormente em Space Sheriffs: Next Generation. Outro trabalho do Space Sheriff Gavan foi planejado desde 2015, mas a produção foi movida para 2016 devido aos conflitos de agendamento de Sakamoto.

Novo Sharivan

 

Super Filmes:

Esquadrão Espacial: Gavan vs. Dekaranger – Reprodução

Esquadrão Espacial: Gavan vs. Dekaranger

Space Squad: Gavan vs Dekaranger é o primeiro filme e foi lançado em DVD e Blu-Ray em 19 de julho de 2017. Possui uma luta conjunta entre a segunda geração Gavan e os Dekarangers. O ator principal Yuma Ishigaki afirmou que as diferenças de pensamento são um dos temas do filme. Ishigaki também participou da série escrevendo enquanto expressava suas opiniões sobre a atuação. Juntando-se ao elenco principal também estão Retsu Ichijoji (Xerife do Espaço Gavan) e Mad Gallant (Kyojuu Tokusou Juspion). Este filme contará com o casamento de Sen / Deka Green e Umeko / Deka Pink, tornando Tokusou Sentai Dekaranger como a primeira equipe Sentai cujos membros femininos são todos casados, precedidos por Jasmine / Deka Yellow em 10 anos depois.

Trama

Geki Jumonji, o novo Space Sheriff Gavan e seu parceiro Shelly estão prestes a invadir um acordo envolvendo Mad Gallant, um membro da Organização Criminal Espacial Genmaku. No entanto, em vez de esperar pelo backup, Geki decide enfrentar os próprios inimigos. No entanto, o acordo é provado ser uma armadilha, com Mad Gallant derrotando Geki e Shelly aparentemente matou um de seus companheiros. Quando Banban Akaza do Esquadrão de Fogo chega, ele encontra um corpo de Geki e Shelly ferido faltando. Ansioso por vingar Shelly, Geki é retirado do caso pela diretora Sophie, que afirma que, em seu estado atual, ele é uma responsabilidade. No entanto, ao dar uma olhada em seu monitor, ele encontra o nome de Marika “Jasmine” Hiwatari, um membro do Dekarangers da Terra com o poder da psicometria, e Geki interrompe o casamento de Marika ‘

Com Hoji, Senichi e Koume a reboque, Geki leva Jasmine para a cena do crime, onde eles descobrem a identidade do atirador, Kuronen e o rastreiam até a Terra, onde o confrontam ao longo de Mad Gallant e sua ajuda a Benikiba também. Durante sua luta com Mad Gallant, Laser Blade de Gavan é destruído e ele é resgatado no momento certo por Ban. À medida que os criminosos escapam novamente, Gavan e os outros retornam à base dos Dekarangers onde sua investigação conecta Mad Gallant e seus companheiros com um caso misterioso de centenas de pessoas que tiveram seu sangue sugado até a morte, e a empresa de manufatura “Smile and Gentleness”. “. Geki e Koume então questionam Lars, o presidente da Smile and Gentleness que revela a eles que ele está sendo ameaçado por Genmaku, com sua secretária sendo um dos seus espiões enviados para ficar de olho nele.

Novo Gavan enfrentando Mad Gallant em Space Squad

Como Umeko está sob tratamento e a máscara é analisada por Swan, Sen culpa Gavan por deixar Umeko para trás para perseguir a vingança. Eles também descobrem que Gavan forjou seu pedido de ajuda e ele é enviado para a prisão no Planet Bird. Enquanto investigam o escritório de Lars, Hoji e Sen descobrem que Lars e Mad Gallant são a mesma pessoa, enquanto Benikiba invade o QG dos Dekarangers e extrai Lars, devolvendo a máscara para ele, que ele usa para se transformar em Mad Gallant. Lars então revela que a máscara lhe dá os poderes e memórias do original Mad Gallant, que foi derrotado por Juspion décadas atrás. Depois Mad Gallant e Benikiba derrotam Deka Break e Deka Master e escapam. Os Dekarangers investigam mais e descobrem que todas as vítimas do caso sugador de sangue tinham a capacidade de se transformar, e que Shelly tinha um poder maior que os outros, implicando que ela deveria estar viva e usada por Lars para completar seu plano. Umeko se recupera e revela que ela não foi deixada para trás por Gavan, como ela pediu para lidar com Benikiba sozinha, mas não tinha conhecimento das verdadeiras cores de Lars e foi esfaqueada por ele. Hoji, Senichi, Jasmine e Koume então decidem invadir a prisão onde Gavan está preso e resgatá-lo. Ban também aparece e se junta a eles para perseguir Lars e resgatar Shelly.

Enquanto Lars bate em Shelly para fazer com que ela sangre o suficiente para completar sua arma “Satan Gorth”, Benikiba afirma que sua missão o ajuda a acabar e sai. Gavan e os Dekarangers chegam logo depois e enquanto Gavan confronta Lars, os Dekarangers lutam e derrotam Kuronen. Durante sua luta com Lars, Geki é abordado por seu veterano e o original Gavan Retsu Ichijouji, que lhe dá uma nova Laser Blade, chamada Laser Blade Origin, que foi forjada no planeta natal de Juspion, Ejin. Usando-o, Geki finalmente conseguiu derrotar Lars e destruir a máscara de Mad Gallant. No entanto, Lars vive o tempo suficiente para ativar Satan Gorth, mas é destruído por Ban usando o Deka Wing Cannon. Depois de voltar para a base da Polícia Galáctica,

Nos créditos posteriores, Sen e Umeko retomam a cerimônia de casamento, mas quando estão prestes a se beijar, um Sen constrangido fica constipado e corre para o banheiro, deixando Umeko furioso.

 

Space Squad Episode Zero: Reprodução

Meninas em apuros: Space Squad Episode Zero

Meninas em apuros: Espaço Esquadrão Episode Zero é o segundo filme e foi lançado em DVD e Blu-Ray em 9 de agosto de 2017.  Este filme se concentra como um prólogo para Gavan vs Dekaranger, ocorrendo no dia antes do evento. Ele foca nos elencos femininos de Dekaranger, o Xerife do Espaço Gavan: O Filme e os Xerifes do Espaço: Próxima Geração. A filmagem foi feita simultaneamente com Gavan vs. Dekaranger.

Algo aconteceu quando o Twin Cam Angel de Dekarangers (Jasmine e Umeko) se encontrou com os Space Detectives Shelly, Sissy e Tammy no dia anterior a Gavan vs. Dekaranger.

Trailer de Meninas em Apuros

 

Uchu Sentai Kyuranger

Yuma Ishigaki, Ryuji Sainei, Yousuke Ito, Mika Kikuchi e Tetsu Inada estão definidos para reprisar seus respectivos papéis no episódio 18 do 2017 Super Sentai Series Uchu Sentai Kyuranger, com o cruzamento de ambas as obras e participação do sucessor de Togakure, Jiraya.

Novo Shaider e Jiraya juntos em Space Squad

Acima temos, da esquerda para direita, o novo Sharivan, o novo Gavan e o novo Shaider.

O que você achou desse Artigo ??? Deixem os seus comentários logo abaixo…

 

Curta a nossa página no Facebook!!!

Siga-nos no Instagram e no Twitter !!!

E continue acessando o nosso Site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *