Star Trek – Lower Decks: Série animada evoca ‘protocolo de Janeway’

A nova série animada da CBS All Access, Star Trek: Lower Decks, tem deixado boas impressões ao público e a crítica especializada, inserindo ao contexto colorido e divertido do programa, o que é mais relevante dentro franquia, com ótimas referências.

No último episódio exibido da série, o segundo da primeira temporada, há um easter egg’s daqueles. É mencionado o ‘protocolo de Janeway’ em Lower Decks [via CB].

Na cena, Alferes Rutherford está tentando uma mudança de carreira ao deixar a engenharia para trás. Seu primeiro movimento é dar uma chance à pista de comando. O comandante Ransom coloca Rutherford em uma série de simulações para testar sua habilidade de comando. Essas simulações não vão bem para Rutherford, embora Ransom pareça estar se divertindo vendo Alferes falhar de maneiras que ele nunca tinha visto antes. Mas a certa altura, Ransom incentiva Rutherford a usar “o protocolo de Janeway”.

Mas, o que é o protocolo de Janeway? Primeiramente, é uma referência a Kathryn Janeway, a capitã da Frota Estelar que conduziu a USS Voyager para casa do Quadrante Delta em Star Trek: Voyager . No momento em que Star Trek: Lower Decks ocorre, Janeway subiu na hierarquia a vice-almirante.

O protocolo de Janeway, baseado no contexto da cena quando Ransom o menciona, parece referir-se a forçar uma nave estelar através de qualquer obstáculo em seu caminho. Essa ideia, no que se refere a Janeway, remonta ao terceiro episódio de Jornada nas Estrelas: Voyager (segundo se você contar o piloto de duas partes como um único episódio), “Parallax”, no qual Janeway ordena ao timoneiro Tom Paris que “avance” um vórtice do tempo. Aqui está o pedido conforme fornecido:

Na escola de comando, eles nos ensinaram a sempre lembrar que manobrar uma nave estelar é um processo muito delicado, mas ao longo dos anos, aprendi que, às vezes, você só precisa abrir caminho com um soco. Sr. Paris, força total de impulso“.

Parece que a filosofia entrou no treinamento da Frota Estelar. Esse não será o último ato nomeado após Janeway. No século 29, os oficiais da Frota Estelar encarregados de monitorar a linha do tempo reconhecerão “o fator Janeway” para a disposição do capitão de se intrometer na viagem no tempo.

Criada por Mike McMahan, roteirista de “Rick and Morty”, a segunda animação da franquia Star Trek, explora a vida dos oficiais menos importantes da Federação, que realizam trabalhos sem glamour nas espaçonaves menos prestigiadas da saga.

Veja também:

Com um tom leve e descontraído, beirando o humor, a série animada ganhou oficialmente o selo do universo trekker. Star Trek: Lower Decks possuirá 10 episódios em sua primeira temporada. O estúdio, que acredita no projeto, já encomendou duas temporadas.

O programa estreou em 6 de agosto nos EUA. No Brasil, a série animada pode chegar através da Netflix ou Amazon Prime Video, como já ocorre com outros programas da franquia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *