Tecnologia: Pandemia e Dependência

Em 2019, apenas sabíamos que estava acontecendo através de noticiários de países diversos e de repente, após o carnaval a realidade bateu em nossa porta. Por mais difícil que seja, abrimos essa porta e nos deparamos com isolamentos de várias maneiras. Até a cura, incerta até uma altura de 2020, nós tínhamos de nos adaptarmos à nova realidade: mais tecnológica até hoje.

Mas uma coisa que aconteceu foi justamente o crescimento do consumo de filmes, séries, desenhos, assim como, aplicativos diversos que podiam reproduzi-los voltados à públicos diferentes. Baixamos aplicativos de música, nos habituamos ao home office e descobrimos que, por mais que seja horrível pegar trânsito e deslocar de um lado a outro para podermos trabalhar, é melhor do que estarmos em casa, aprendemos termos em Inglês que já fazem parte de nosso cotidiano por inúmeras manobras.

Tecnologia: pandemia e dependência. – Internet – Reprodução

Muito se pergunta como as pessoas conseguem viver dentro de casa, sem a socialização, sem aquela necessidade de estar em meio ao vuco-vuco e foi percebido também que, quem já estava nesse modelo de trabalho, não sofreu em nada. Tudo parou. Bateu um medo, mas quem tinha a sua fortaleza particular, não deixou se abalar. Além de tudo, até mesmo as pessoas que usam-nas não são tão fãs e acabaram por simplesmente se despir de qualquer tecnologia e abominaram – não faz tão bem assim, ok?

Foi perceptível que, nem sempre as pessoas que trabalham em casa tem o ‘privilégio” de fazer seu horário, quando na realidade descobrimos que se trabalha muito mais em casa que externamente. Do mesmo jeito que, como foi barrada qualquer interação e as consultas presenciais necessitavam de uma mudança para vídeo conferências. Por questão de segurança e comodismo, entrevistas de emprego, aulas, reuniões migraram para nossa mão ou no computador. Não somente, aprendemos o manuseio de hardwares e softwares, sem mesmo ter ‘alfabetização’ na área. A importância de um internet banking, de ter uma boa internet e franquia de telefone.

Tecnologia: pandemia e dependência. – Internet – Reprodução

Esquecemos como podemos operar manualmente, no momento que nos tornamos reféns da tecnologia. Pessoas acabaram doentes por esse episódio mundial que estamos passando – é importante sim, para nós seres humanos, socializamos e mudar os ares. Por outro lado, aqueles que sempre criticaram a comunidade geek de ser adicionada em tecnologia, hoje, já sabe como será o ensaio sobre muitas profissões daqui para o futuro. Foi necessária uma reinvenção dentro das profissões para continuarem existindo. E cada vez mais, percebemos que, estamos diante de uma dependência tecnológica jamais vista em outra geração. E lanço aqui a minha pergunta: quanto tempo faz que você mexeu em algo tecnológico? Quanto tempo faz que você realizou uma atividade manual?

Estamos nós, esquecendo a razão dos polegares?

Veja também outros editoriais nosso:

One Reply to “Tecnologia: Pandemia e Dependência”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *